RECURSOS



Do Direito de Informar à Promoção da Cidadania é um estudo diagnóstico sobre o panorama dos media em São Tomé e Príncipe. Trata-se de compilação e análise das legislações existentes actualmente no sistema jurídico santomense de enquadramento e regulação dos media, que pode permitir a criação de um instrumento que apoie todos aqueles que desejam intervir a nível de políticas e acções concretas para a promoção de uma imprensa mais livre e que seja representativa da democracia no país, assim como constituir um suporte eficaz e eficiente para a participação cívica no processo de desenvolvimento integrado e sustentável de São Tomé e Príncipe.




Caderno de Cidadania nº 4 - Manual de Jornalismo de Investigação aponta pistas para a prática do Jornalismo de Investigação, na expectativa de poder inspirar o desenvolvimento de muitas histórias com impacto, que possam criar mudanças sociais no seio das comunidades. O jornalismo de investigação é uma prática mais aprofundada do exercício do Jornalismo, exigindo tempo, análise e uma grande gestão de dados. Uma das premissas consensuais da prática do JI é que parte da iniciativa do jornalista, ou do órgão de comunicação social para onde trabalha, com o objetivo de expor questões ocultas de interesse público como, por exemplo, abuso de poder, violação de direitos, ou ilegalidades. 





Caderno de Cidadania nº 5 - O papel das Rádios Comunitárias no processo de desenvolvimento local
 é um guia que reflecte sobre a importância de uma rádio local como um meio alternativo para o crescimento e desenvolvimento local. Nos países em vias de desenvolvimento as Rádios Comunitárias desempenham um papel fundamental na promoção do desenvolvimento local na medida em que elas são uma alternativa para o acesso à informação para as camadas mais pobres, na sua maioria residentes em zonas de difícil acesso a outros meios de comunicação.

Comentários